8 vantagens que o Marketing Digital proporciona no seu micro negócio

8 vantagens que o Marketing Digital proporciona no seu micro negócio

Os micros e pequenos negócios enfrentam um grande desafio, se posicionar no mercado perante as grandes empresas.

E como chegar ao sucesso sem as condições de investimentos que as grandes empresas possuem?

Com o avanço da internet, o marketing inovou se fazendo presente no meio digital, e a solução para a pergunta acima é ele, o marketing digital.

Com um investimento mais acessível, as estratégias de marketing digital garantem que qualquer empresa, independente de seu porte, chegue ao público de maneira certa a fim de gerar lucros para os negócios.

Quer aprender mais sobre essa poderosa ferramenta? Acompanhe o conteúdo!

O que é o Marketing Digital?

Um marketing dentro da internet que usa ferramentas como redes sociais, sites, blogs, e-mails marketing, e muitas outras, é denominado marketing digital.

As pessoas estão na internet, e ela é uma ótima maneira de empresas e marcas se aproximarem de seu público para compreendê-lo, se comunicar e vender.

E é por isso que estratégias de marketing digital são úteis para os negócios, independente do segmento de atuação e porte, como um escritório de arquitetura e engenharia, por exemplo.

As estratégias auxiliam e planejam como interagir e converter os potenciais clientes.

Além da comunicação certa com o público-alvo, o marketing digital é uma ótima ferramenta para o fortalecimento da marca e sua posição perante sua área de atuação.

Para atrair clientes, o marketing digital usa de estratégia o funil de vendas, que nada mais é que filtrar as pessoas que demonstraram interesse pela marca, de alguma forma, em clientes e depois em clientes fidelizados.

É assim que se analisa a jornada de compra do consumidor para entender e usar disso para atraí-lo.

As vendas são os objetivos de todo negócio, mas com o marketing digital, o processo de vendas é mais profundo, passando por várias etapas mais importantes antes de concretizar a venda.

O marketing digital tem como principais objetivos:

  • Fortalecer a marca;
  • Ter autoridade sobre o assunto de sua área de atuação;
  • Comunicar com o público-alvo;
  • Converter o público em clientes;
  • Manter um relacionamento com o cliente;

Para entender melhor como o marketing digital pode ajudar o seu micro negócio, acompanhe as vantagens.

Vantagens do Marketing Digital

  • Presença na internet

Os consumidores estão na internet, e se fazer presente é atraí-los para o seu negócio.

Todos já pesquisamos por um determinado produto ou serviço no Google, e olhamos o site e redes sociais da marca com a intenção de descobrir se a empresa é confiável.

Por isso o micro negócio precisa estar presente na internet para que possa ser encontrado por seu público-alvo, pois quando o consumidor pesquisar por paisagismo residencial, por exemplo, apareça a empresa, independente de seu porte.

Afinal, você deve estar onde seus consumidores estão, e a internet ajuda os negócios a serem lembrados na mente do potencial cliente. Se você não tiver presença digital, a sua concorrência estará ocupando o seu lugar.

  • Comunicação com o público certo

Um dos melhores benefícios do marketing digital é poder se comunicar com seu público de maneira certa. Para isso, existem estratégias de marketing que te auxiliam no entendimento do perfil desse público, para que possa descobrir suas necessidades para solucioná-las.

A comunicação com o público certo só é eficiente quando se é segmentado através da criação da persona, onde mostra qual a faixa etária, classe social, estado civil, geolocalização e outras informações importantes.

Com essa segmentação, é possível estabelecer os tipos de comunicação para cada perfil e personalizar ações e campanhas de marketing.

Não é todo consumidor que se interessa por cotações de seguro auto, por exemplo. Por isso, se o seu micro negócio é uma seguradora, entenda especificamente para quem a sua mensagem deve ser transmitida.

  • Engajamento do público

Pode analisar a eficiência da comunicação pelo engajamento que seu público está tendo com a sua empresa através de seu site, blog e redes sociais.

O marketing digital traz mais um benefício que é a relação empresa x cliente. Ele permite que a marca se aproxime de seu consumidor através de conteúdos relevantes, onde o visitante da página se identifica com o que está ali publicado.

Ou seja, ao oferecer conteúdos em seu canais digitais, além de promover a marca, o consumidor se sente próximo da empresa respondendo e interagindo com ela.

Com essa interatividade, cria-se um laço entre empresa e cliente o qual traz como benefícios aos negócios já que a marca se faz presente no dia a dia de seu público o tornando cliente fidelizado.

  • Melhor custo x benefício

Os investimentos do marketing digital são menores do que os de mídia offline como revistas, TV, rádio, outdoors e outros. Sua eficiência também é mais benéfica pelo fato de atingir o público certo com mais precisão.

Por isso, essa é uma ferramenta excelente para os micro negócios que não tem budget suficiente para competir com a concorrência. Dentro do meio digital é possível se posicionar mesmo com poucos investimentos.

  • Autoridade de mercado

Ao se posicionar na internet sobre seu segmento de atuação, a marca mostra autoridade sobre sua área para seu público e concorrentes.

Por meio de seus conteúdos publicados em seus blogs e redes sociais, a marca soluciona problemas dos consumidores, esclarecendo dúvidas e informações importantes.

A autoridade de mercado é benéfica para a empresa pois passa a confiança para seu público, assim quando um consumidor pesquisar em um site de busca sobre cirurgião plástico de confiança, por exemplo, esse consumidor identifica a autoridade de mercado que tal clínica tem.

Assim, apesar do porte de um micro negócio, ele se torna referência no mercado com autoridade do assunto. 

Isso atrai potenciais clientes interessados na sua empresa e no que você produz.

  • Jornada de compra do consumidor

Ao conhecer sua persona, ou seja, as características de seu público-alvo, você identifica qual é a jornada de compra e quais as etapas seu cliente passa antes de concretizar a compra.

Com isso, a empresa consegue desenvolver campanhas para atrair clientes, e ainda, conquistar a fidelidade dos que já são clientes.

  • Competitividade com a concorrência

As grandes empresas geralmente estão a mais tempo no mercado, por isso são mais conhecidas e confiáveis.

Sem campanhas na mídia offline, um pequeno negócio também é capaz de se manter perante ao mercado quando utilizado estratégias de marketing digital.

As estratégias de marketing digital permitem que mesmo de forma orgânica (gratuita) a página da empresa se destaque nos sites de busca, como o Google, tornando-a com um rankeamento bom que a leva para o topo.

Com isso, a competição com a concorrência se torna igual, sem se sentir em desvantagem por ser um micro negócio.

  • Mensuração de alta precisão

Com o marketing digital é possível analisar seus resultados para avaliar se o retorno foi positivo, ou negativo, para que possa mudar as estratégias.

Para isso existem ferramentas que entregam relatórios de alta precisão de visitas à página, perfil de consumidor, tempo que ficou no site, conteúdos mais visualizados, entre outras informações importantes para mensuração de resultados.

E ainda, quantas pessoas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade.

O marketing digital traz como benefício os resultados de um micro negócio por ser de longa duração. As ações de marketing que você irá desenvolver no ambiente digital terá validade por todo tempo de vida do negócio.

Como aplicá-lo em seu micro negócio

Primeiramente conheça seu negócio, entenda onde quer chegar, defina seus objetivos e suas metas e conheça suas necessidades para atingi-los.

São inúmeras as estratégias de marketing digital que você pode usar em seu micro negócio, e ainda, não precisa se limitar a apenas uma, nem sempre usar a mesma. O bom do online é sempre testar as estratégias até identificar aquela que te trouxe o melhor resultado.

Confira algumas estratégias de marketing digital para aplicá-las:

  • Inbound Marketing:

Essa estratégia permite atrair, converter e encantar seus potenciais clientes através de uma conexão com o consumidor usando outras estratégias como ferramentas de ação.

  • SEO (Search Engine Optimization):

A Otimização para Mecanismos de Busca é uma estratégia para conquistar um bom rankeamento no Google e aparecer no topo quando uma pessoa realiza a pesquisa.

De maneira orgânica, essa estratégia é aplicada em seus conteúdos de blogs com palavras-chave e outras regras.

Porém é importante entender que os fatores que influenciam nesse rankeamento são divididos em: SEO On Page (fatores internos que podem ser otimizados dentro da própria página, como um título, uma linkagem interna, meta-descrição, etc.) e SEO Off Page (fatores externos que podem ser o tempo que a página leva para ser carregada, links recebidos, parâmetros de segurança, etc.).

  • Redes Sociais:

Uma das estratégias mais eficazes, as redes sociais são ótimas para a interação e relacionamento com o público.

Um bom conteúdo une a empresa com seu cliente, e as redes sociais oferecem esse benefício. Além disso, a marca também pode mostrar seus valores e missões a fim de conquistar aquele público que se identifica com ela.

O bom das redes sociais é que seus conteúdos podem ser variados, em conteúdos institucionais, promocionais, com dicas e informações ao visitante.

Uma empresa de pet shop, por exemplo, pode usar em seu conteúdo algo do tipo ‘’valor de hotel para cachorro’’, ou ‘’ como cuidar da saúde de seu gato’’, entre outros temas.

Conheça seu público e descubra em quais redes sociais eles estão para se fazer presente ali também.

  • E-mail marketing

Essa estratégia tem como ferramenta o e-mail, e objetivo a interação com o público através de conteúdos.

Muito utilizada para o fortalecimento da relação com os clientes, os e-mails podem ser de caráter educacional, informal, transacional e de newsletter (informações de novidades com o objetivo de vender).

Por exemplo, uma marca cria ações de e-mail marketing com os contatos de seus clientes  para a divulgação de sua nova linha de decoração de gesso para sala, a fim de informá-los sobre uma novidade e atraí-los para as vendas.

É importante que seus contatos estejam cientes de seus e-mails para que não se torne SPAM e toda a estratégia ser em vão.

Seja uma empresa de sucesso!

Quanto mais trabalhar as estratégias de marketing digital em sua micro empresa, mais retorno terá de seu público que consequentemente irá gerar vendas.

Estude as estratégias que melhor se aplicam para seu negócio, defina seus objetivos e faça um planejamento para aplicá-las de maneira correta.

Uma presença online torna o micro negócio capaz de disputar pelo rankeamento do Google e poder competir com as grandes empresas sem necessariamente investir em mídias caras.

E lembre-se, o marketing digital oferece resultados rápidos, porém é preciso persistência para eles se manterem e serem positivos.

 

Conteúdo produzido por Business Connection