Quais Tipos De Site Existem? Entenda O Modelo Ideal Para Seu Negócio

tipos de site

Está pensando em levar sua empresa para o mercado digital, mas não conhece todos os tipos de site disponíveis? Então veio ao lugar certo.

Você vai entender para que formato de negócio cada tipo de site se adequa, bem como conhecer algumas dicas e estratégias para explorar a função do seu site o máximo o possível.

Continue a leitura logo abaixo.

Negócios diferentes precisam de tipos de site diferentes

Se você está pensando em criar um site para sua empresa que já possui um ponto físico e um público comprador, mas quer ainda assim tentar expandir a clientela, você precisa pensar sobre o tipo de produto/serviço que você presta.

As três principais variantes de sites, que você irá conhecer mais a fundo ao decorrer do texto, são o e-commerce (loja virtual), site institucional (empresarial) e o blog.

Se seu negócio lida com a venda de produtos e você está disposto a procurar por fornecedores para expandir sua lista de parceiros, além de ter que lidar com a entrega, você deve montar um e-commerce.

Já se seu negócio é uma empresa que presta serviços, ou seus produtos não podem ser vendidos online por sistema de frete – seja por qual motivo for – o ideal é montar um site institucional.

Por último, os blogs servem para criadores de conteúdo que querem compartilhar dicas com seu público. Se você for de professor(a) à  hair-stylist, de historiador(a) à maquiador(a), você pode montar um blog relevante e conseguir uma audiência fixa, que virá para seu site aprender com você.

As minúcias, as variantes e também como utilizar estes diferentes tipos de site vem logo abaixo.

E-commerce/Loja Virtual

E-Commerce nada mais é do que uma maneira universal de se referir às lojas virtuais. Servem principalmente para vender produtos através do sistema de entrega de frete, mas não somente.

Além do modelo clássico de vendas, também existe a opção de fazer dropshipping. Nesta modalidade, o vendedor não trabalha com estoque. Nesse caso, o armazenamento e a entrega ficam por conta dos fornecedores associados; você estará cumprindo a função de divulgar e criar um espaço propício para as vendas, e o resto ficará com seu parceiro.

Site Institucional

Voltado para divulgar projetos de uma empresa, assim como suas missões, valores, objetivos e informações de contato, os sites institucionais são extremamente importantes para gerar engajamento com o público.

É através deste modelo de site que o público é capaz de conhecer cada detalhe da sua marca e entender que o valor do produto/serviço que cada indivíduo compra com você é muito maior do que o preço pago.

Este modelo também ajuda a atribuir credibilidade e fazer apresentações dos serviços, aumentando drasticamente as possibilidades de negócios com outras empresas, nacionais e até internacionais.

Blog

Compartilhar dicas, realizar reviews de produtos, comentar sobre o novo trendingtopic da sua área… Enfim, ajudar seu público a aprender algo relevante. Este é o foco do blog.

Por ser uma estratégia voltada a criação de conteúdo, um blog pode auxiliar nas estratégias de marketing de uma empresa, funcionando como um complemento para as atividades digitais da marca.

E os outros tipos de site?

Estes são os 3 mais pertinentes, apesar de que também é muito válido mencionar os sites dinâmicos. Este tipo de site é uma espécie de junção dos três sites mencionados acima, e é o grande modelo do momento.

Caso você queira montar um e-commerce, você não precisa abordar somente seus produtos. Você pode dedicar partes do seu site para se apresentar (valores, missões, etc.) e também ter uma sessão para “blog”, que guiará o cliente para uma outra página do site totalmente independente, voltada a trabalhar conteúdo relevante sobre a área do e-commerce.

Para sites empresariais, você também pode incluir um blog para trabalhar a credibilidade da sua marca e ter uma prova prática de que sua marca realmente é uma referência na área em que atua.

Os outros tipos seriam as landingpagese os hotsites, que não necessariamente precisam ser sites, mas apenas páginas dentro de um site; também tem os portais, que nada mais são do que blogs com uma pegada mais formal e de maior credibilidade.

Entenda O Modelo Ideal Para Seu Negócio

Agora que entende as propriedades dos tipos de site existentes, você é capaz de analisar seu negócio e definir qual a melhor estratégia para expandir seus negócios para a internet.

Uma última dica é ficar de olho no layout dos sites, pois cada interface deve ter uma abordagem diferente, seja em termos de formalidade ou usabilidade (menus, botões, disposição de imagens, etc.).

Garanta que o template que você estiver usando para criar seu site, seja ele do tipo que for, seja adequado, responsivo, e que reflita a identidade visual da sua marca de maneira sutil, mas facilmente perceptível.

Qualquer dúvida entre em contato conosco. A Impact Agência Digital terá o prazer em atendê-lo.