Teste A/B: saiba como otimizar a conversão e melhorar seus resultados

Marketing digital também é experimentação. Para saber com segurança qual é a melhor estratégia a ser adotada, é possível fazer testes diversos, como o teste A/B.

O teste tem como foco a análise das características principais do público de um negócio, bem como mensurar quais campanhas estão surtindo melhores efeitos, possibilitando entender o porquê disso.

Essa é uma prática já consagrada na área da divulgação digital de serviços e produtos. Preparamos esse texto para que você saiba exatamente como aplicá-la na sua empresa.

Você também vai conhecer os principais benefícios da prática para as estratégias de marketing digital. Portanto, prepare-se para aumentar sua expertise e prossiga a leitura. 

O que é teste A/B?

Suponha que a equipe de marketing da sua empresa tenha desenvolvido dois anúncios diferentes para um mesmo produto.

O teste A/B pode ser aplicado a essa situação para mostrar qual das versões do anúncio gera mais engajamento dos clientes.

A base dos testes A/B é ter a possibilidade de alterar variáveis típicas do marketing digital, tais como:

  • Títulos;
  • Imagens;
  • CTAs;
  • Estruturas de formulários.

Aspectos como esses listados acima tem o poder de alterar profundamente a percepção dos consumidores em relação a uma campanha de Instagram Ads, por exemplo.

Os testes A/B também são muito indicados para fazer a otimização de landing pages, páginas voltadas para a captação de leads.

Esse formato precisa ser atrativo o suficiente para incentivar as pessoas a interagirem e, por consequência, se tornarem clientes.

Por que fazer testes A/B é importante?

Nos tópicos que vem a seguir, você saberá os motivos pelos quais os testes A/B são importantes para o sucesso de uma empresa no ambiente digital.

  1. Melhora a comunicação

Quando uma marca aplica os testes em estratégias sobre como anunciar no Google Ads ela está se esforçando para saber o que mais satisfaz os clientes.

Pode ser usar um botão mais chamativo para redirecionar para o site ou um destaque maior à opção de adicionar determinado produto ao carrinho, permitindo identificar melhor o comportamento desses usuários e criando campanhas mais diretas e efetivas.

  1. Permite ajustes pontuais

Modificações como as que foram citadas no tópico acima podem parecer meros detalhes, mas tem a capacidade de aumentar exponencialmente o desempenho de uma campanha.

No caso de um anúncio virtual, a imagem ou o texto utilizado pode mudar profundamente o impacto sobre o consumidor. 

Para garantir que a empresa escolha a opção mais rentável, fazer um teste A/B pode ser bastante efetivo e contribuirá com o estabelecimento de ações melhores.

  1. Mostra oportunidades de otimização

Com um teste A/B aplicado adequadamente, os funcionários da empresa tem as ferramentas necessárias para saber o que pode ser melhorado.

Desde o design do site oficial até a estrutura dos anúncios e das landing pages, tudo é passível de ser otimizado para maximizar resultados.

Como implementar um teste A/B?

Chegou a hora de aprender exatamente como fazer um teste A/B. Acompanhe os tópicos que vem na sequência para conhecer as principais medidas dessa estratégia.

  1. Use ferramentas especializadas

Os testes A/B são tradicionalmente feitos com o auxílio de plataformas especializadas, como Google Analytics, VWO, Unbounce e Optimizely.

Usar ferramentas especializadas garante que o teste tenha alta qualidade e realmente traga benefícios importantes para os objetivos da empresa.

  1. Defina a amostragem

Um bom teste A/B é aquele que tem significância estatística. Em outras palavras, o teste tem que ter um número básico de visualizações para ser significativo.

Você pode determinar esse dado com uma calculadora de significância, como a ferramenta disponível no site Kissmetrics.

Dessa forma, quando a equipe de marketing estiver analisando como funciona o Facebook Ads, a amostragem já pode ser definida com precisão.

  1. Faça modificações relevantes

As páginas analisadas em um teste A/B tem que ter um elemento variável. Escolha com sabedoria quais serão as modificações pensando nisso.

O objetivo do teste é analisar o impacto que uma alteração pontual pode vir a ter em uma landing page ou em um anúncio.

Considerações finais

Agora você conhece os testes A/B, essa ferramenta tão importante para garantir o desenvolvimento de campanhas relevantes na internet.

O texto trouxe as principais características dessa tecnologia, assim como as informações necessárias para entender a importância da aplicação dela e tópicos instrutivos sobre como empregá-la com sucesso.

Em linhas gerais, os testes são partes cruciais de qualquer campanha de marketing digital, principalmente para analisar as reações do público.

Trata-se de um instrumento personalizável próprio para entender com mais profundidade as expectativas dos consumidores e, com isso, aprimorar as estratégias de divulgação e atendimento aplicadas.