Os desafios de investir dinheiro Marketing digital e ter retorno rápido

O marketing digital para pequenas empresas sem dúvida é uma demanda cada vez maior em um ambiente social totalmente conectado onde estar no ambiente online é fundamental para o sucesso de um negócio.

Os últimos dados das recentes pesquisas nos falam de mais de trilhões de Internautas no mundo acessando a web por meio de desktops e  outro contingente de cinquenta milhões através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Para os empreendedores empresariais iniciantes, criar ações de marketing digital não é uma questão de opção, mas sim uma imposição do mercado. Tanto é imposição, que uma empresa não pode pensar se deve ter ou não um site, isso é passado. Hoje é uma questão de sobrevivência. A grande questão  do marketing digital é que para pequenas empresas, ainda  pode se esbarrar em alguns obstáculos, como uma enorme resistência de alguns empresários e muita falta de informação no que diz respeito a técnicas e custos.

Sem sombra de dúvida, iremos concordar que as vantagens do marketing digital para pequenas empresas, mas vamos nos ater a alguns pontos que considero essenciais no cenário atual.

É importante abordar a questão do investimento, e investimento em dinheiro. O marketing digital tem um custo infinitamente inferior ao do marketing convencional, pois podemos atingir um público maior, melhor segmentado e mais identificado com nossos produtos e serviços, investindo bem menos do que em outros canais.

Podemos falar também da incrível capacidade de segmentação do marketing digital. Ao contrário do marketing convencional, que trabalha com a comunicação de massa, em um verdadeiro “barata voa publicitário”, no marketing online trabalhamos com a segmentação do público-alvo.

As ferramentas de marketing digital podemos entregar nossa mensagem exclusivamente para um determinado público, selecionado pela ferramenta que utilizamos, como e-mail marketing, redes sociais ou banners em sites de conteúdo. Com isso, reduzimos os custos e melhoramos sensivelmente os resultados de campanha, maximizando os recursos investidos.

Uma das principais vantagens do marketing digital para pequenas empresas é a possibilidade de medirmos com precisão matemática, o retorno do investimento feito em cada ação.

Por meio de relatórios específicos dos diversos canais de divulgação online, ou de ferramentas como o Google Analytics, saber exatamente qual foi o lucro gerado por cada campanha. Quer melhor do que isso?

As barreiras ao marketing digital nas pequenas empresas

Embora como foi exposto, o marketing digital para pequenas empresas oferece uma série de benefícios aos empreendedores, ainda é comum vermos vários empresários relutarem em adotá-lo e os motivos são vários.

A resistência natural como já comentamos anteriormente. Muita gente, em plena era da conectividade ainda acredita que imprimir milhares de panfletos, colaborando para o desmatamento e emporcalhando a cidade, seja a melhor e única forma de divulgar o seu negócio.

Como vimos anteriormente, as vantagens do marketing digital, apresentadas anteriormente colocam esse mito por terra abaixo.

Outra barreira que impede o marketing digital para pequenas empresas de se tornar uma realidade é de forma implementá-lo. Muita gente não sabe nem por onde começar. Portanto, vamos discutir duas soluções diferentes.

Desenvolvendo a equipe em sua própria empresa

A melhor opção para quem deseja incorporar o marketing online na estrutura da sua empresa é desenvolver sua própria equipe. No caso das pequenas empresas, essa tem sido uma solução cada vez mais adotada, em função da qualidade das campanhas geradas, e da redução de custos.

Opções de marketing digital para pequenas empresas

A divulgação de uma empresa parte de um processo que envolve planejamento, execução e gestão, mas a essência de todos esses processos está no conhecimento do cliente, do público alvo que você deseja atingir.

Quem melhor para determinar esse público do que as pessoas que trabalham com ele há muito tempo?

Uma das principais etapas do processo de divulgação de uma empresa na Internet é justamente a criação da Persona de Marketing, consumidor típico que reúne as características de quem busca pelo seu produto ou serviço.

Para traçar esse perfil, é necessário acima de tudo conhecer bem o mercado em que a empresa atua, o que nem sempre as agências digitais conseguem captar em briefings e reuniões com a diretoria.

O pessoal que pode traçar o perfil exato de quem será a Persona alvo das suas campanhas está no próprio escritório da empresa e muitas vezes passa desapercebido.

A capacitação de pessoal próprio é a melhor alternativa para o pequeno e médio empresário, principalmente em função dos preços cobrados pelas agências digitais em função da crescente demanda por esse tipo de serviço.

Essa capacitação pode ser feita através de treinamentos oferecidos por escolas de marketing digital conceituadas no mercado, como a Academia do Marketing que oferece diversos treinamentos de marketing digital nos formatos presencial e também online.

Com uma equipe própria, que não precisa ser necessariamente grande, você corta os custos de intermediação, o que reduz sensivelmente seus investimentos em marketing online.

Terceirização do serviço de marketing digital

A outra opção de marketing digital para pequenas empresas é a terceirização do serviço para agências ou profissionais freelancers. Essas opções exigem mais cuidado, principalmente na hora da contratação, já que até mesmo em função do desconhecimento técnico pode reservar algumas armadilhas.

É claro que sem conhecer exatamente as ferramentas disponíveis para divulgação de uma empresa na internet, cria-se uma certa desconfiança de estar comprando gato por lebre, o que infelizmente, acontece muito aqui no Brasil.

A melhor opção nesse caso, em primeiro lugar é se inteirar sobre as opções disponíveis no estágio atual da tecnologia. Em segundo lugar é importante pesquisar sobre o serviço oferecido pela agência. Infelizmente, muitas agências digitais que se lançam no mercado, dede digitais só tem o nome. Resultado real que é bom, nada. Mas aqui nós garantimos profissionalismo de qualidade:

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Fonte: Web Foco