Estratégias de Inbound Marketing: saiba como aplicar para alavancar seu negócio

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O inbound marketing aliado ao marketing digital virou tendência nos últimos anos, mas você sabe o que é e como de fato aplicá-lo? Confira agora essa matéria da IMPACT Agência Digital!

O que é Inbound Marketing?

Antes, uma boa estratégia de Marketing era aquela que você conseguia alcançar o maior número de pessoas, era feita a divulgação dos seus valores e benefícios do seu produto. Pronto, isso era o suficiente para o cliente optar ou não por comprar seu produto.

 

Hoje, com a internet e com a informação, o cliente está mais exigente. Não basta apenas saber sobre o produto, ele quer uma solução e um relacionamento com marca.

 

Dentro desse contexto, existe o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração. Suas estratégias são baseadas em quatro pilares: atrair, converter, relacionar e vender.

 

Basicamente, o objetivo desta estratégia de Marketing Digital é atrair o cliente por meio de conteúdos relevante na internet. Ou seja, educar o cliente para que ele entenda o produto ou serviço que busca e, assim,  ter o problema solucionado.

 

Inbound Marketing é uma das estratégias mais eficazes. Aplicá-la em seu negócio ou não pode ser um fator determinante para o sucesso do seu empreendimento.

Quais são os primeiros passos?

Antes de iniciarmos os passos práticos, precisamos entender e definir algumas coisas para que o restante da estratégia seja bem sucedida.

Do que adianta você criar uma estratégia complexa se você nem sabe quem é o seu público alvo? Ou, o que ele procura na internet? Qual é o problema que ele possui que o seu negócio poderá solucionar?

 

Veja como responder algumas dessas perguntas.

Persona

A persona é o “desenho” de seu cliente ideal, ela deve ser criada a partir dos dados de clientes já existentes ou por meio de uma pesquisa.

 

Para uma estratégia assertiva, não basta atrair qualquer pessoa, você precisa atrair a pessoa certa. Para isto, tente responder essas perguntas ao definir sua  Persona:

 

  • Nome:
  • Idade:
  • Estado civil:
  • Estilo de vida:
  • Formação:
  • Hábitos:
  • Hobbies:
  • Comportamento de compra:

 

Dica: acrescente uma imagem a sua persona, isso a torna mais humana. Facilita na produção de conteúdos e na criação de estratégia.

Você pode ou não ter mais de uma persona, mas foque em entender qual é a “dor” do seu público para conseguir solucionar em suas estratégias.

 

Pronto, agora veja como funciona a jornada do consumidor em sua estratégia.

Funil de Vendas

Um ponto importante entre as estratégias de marketing é definir seu funil de vendas.

 

Nesse caso, tudo começa analisando a jornada do consumidor. Desde o primeiro contato até a compra. No entanto, o objetivo é sempre “levar” o consumidor para a próxima etapa.

 

O funil é formado por 3 camadas, cada um com suas características e estratégias.

 

1.   TOPO DO FUNIL

O consumidor possui um problema, nesta camada ele começa a entender o que é. Aqui, o consumidor ainda não quer saber quais são os seus produtos e nem valores.

 

Essa camada é caracterizada por ter alto volume mas é baixa em conversão. O foco do Topo é apenas atrair por meio de conteúdos relevantes e educativos

 

Por exemplo, a persona está com problema de dente e pensou na possibilidade de adquirir um plano de saúde dentário, ao jogar na internet ao invés dela ver valores, ela poderá ver conteúdos que informe quais são as vantagens de possuir um plano de saúde odontológico.

 

Ao ver os valores, talvez ela já descarte a possibilidade, mas ao entender qual a importância e os benefícios de um plano odontológico,  ela considere procurar por uma empresa especializada.

 

Consegue perceber a transição? O conteúdo que ela acessou, pode ter sido escrito por uma clínica odontológica, mas não foi apresentado um produto/serviço, e sim uma solução.

 

Ao migrar para as próximas etapas, essa clínica poderá apresentar seus serviços e vantagens para que ela faça negócio. Mas entenda que é um processo.

2.   MEIO DO FUNIL

Também chamada de etapa da Consideração. Nesta fase, o foco já está na conversão, mas o consumidor ainda está considerando quais são as suas opções. Aqui, você apresenta as soluções existentes para seu consumidor, para que sua empresa seja considerada a melhor opção.

 

Essa camada é caracterizada por ter médio volume de alcance, mas como já são quebradas algumas barreiras, então já é possível  obter conversão.

 

Uma dica: não tenha medo de apresentar outras soluções, mesmo que a sua não seja a opção escolhida, não estou dizendo para apresentar o negócio do seu concorrente, mas o consumidor consegue perceber quando está sendo tendencioso. Seja sempre sincero e transparente!

 

3.   FUNDO DO FUNIL

Fundo do funil ou etapa da Decisão. Nesta etapa,você poderá apresentar a sua marca e seus produtos ou serviços.

 

Quando o consumidor chega nesta etapa ele já te conhece e quer saber mais do seu negócio, então dê a eles a oportunidade de fazer negócios.

 

Essa camada é caracterizada por obter baixo volume de alcance, mas em contrapartida alta conversão. Aqui você já pode inserir seu time de venda, ou senão houver, poderá fazer uma ligação ou utilizar canais mais diretos.

 

Lembrando que toda a estratégia deve ser criada com o objetivo de transacionar o consumidor de uma etapa para outra. Para isto você poderá variar entre diferentes tipos de mídia e formatos de conteúdo.

Veja agora quais são eles.

Como colocar em prática?

Marketing de Conteúdo

Como já foi apresentado anteriormente, Inbound Marketing é uma estratégia que atrai por meio de Conteúdo.

 

Saber fazer um bom conteúdo é crucial, mas não é o único ponto. É preciso saber onde colocar.

 

Veja alguns formatos de conteúdos:

  • Blogs posts;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Infográficos;

 

Claro que a escolha de quais serão trabalhadas, dependerá do seu persona e qual formato ele mais acessa ou por onde ele pode ser alcançado.

SEO

SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores. Entre elas está a escolha de palavras-chave.

 

Como funciona?

Basta utilizar termos que já são familiares para seu público na criação dos seus conteúdos. A definição dessas palavras-chave vão variar de acordo com as dúvidas e “dores” que seu conteúdo vai responder.

 

Ainda utilizando o exemplo da Clínica Odontológica. Supondo que, ela tenha identificado que uma das perguntas mais utilizadas por seu consumidor seja “ qual é o valor de um plano dental empresarial?”, seu conteúdo deverá ser otimizado pela palavra plano dental empresarial. Basta fazer com que ela apareça em URLs, títulos, alt-tags e cabeçalhos.

 

 

Redes Sociais

Invista em redes sociais. Aproveite esse espaço para fazer a divulgação do seu trabalho e para se aproximar do cliente.

Aplique aqui as dicas citadas acima, não poste apenas valores dos seus procedimentos, mas intercale com curiosidades, depoimentos, benefícios de procedimentos etc.

 

Invista em Inbound Marketing, irá mudar a realidade do seu negócio!

 

Neste conteúdo, você conferiu o que é Inbound Marketing e outros conceitos importantes na hora de montar a estratégia, como: Persona e Funil de Vendas.

Também conferiu qual é a jornada do consumidor, e algumas dicas para fazer a migração de uma etapa para a outra.

Para isso, é necessário aplicar o Marketing de Conteúdo e o SEO para ter o melhor alcance e taxa de conversão ao final do Funil. Além de, utilizar as redes sociais para gerar um relacionamento saudável com seu público.

Portanto, hoje, investir em Inbound Marketing é a garantia de que você irá alavancar seu negócio!

Escrito por Ana Laura Ferreira, redatora da Ideal Odonto.

 

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