Criatividade e Inovação: as duas ferramentas necessárias para o sucesso de um negócio na era digital

Posted on Posted in Empreendorismo, Marketing Digital

Como as empresas devem se reinventar para fazer frente aos novos desafios da era digital?

Esta pergunta nos faz refletir em como gerenciar tantos desafios diários e olhar para novos cenários de possibilidades e oportunidades? Como estar a frente da concorrência e ser competitiva ao mesmo tempo?

No contexto atual, a inovação e a criatividade devem imperar. As informações se tornam obsoletas em minutos. No entanto, a velocidade também é a maior aliada para quem está acompanhando as novas tecnologias, sejam de gestão e de negócios.

A criatividade, do ponto de vista organizacional é a capacidade de construir alternativas mercadológicas, seja através dos compostos de marketing ou através de intervenções na organização a fim de resolver problemas na sua gestão ou conturbações nos ambientes interno e externo.

A globalização trouxe novos paradigmas para os mercados e para a sociedade como um todo. O processo de inovação está fortemente vinculado a capacidade de lidar com as novas tecnologias, superar os desafios lançados e transformar suas ferramentas em vantagens competitivas.

Este processo de inventividade deve ser acompanhado da lógica mercadológica, do comportamento dos consumidores e estar atento às tendências, uma vez que as tecnologias são altamente dinâmicas.

As tecnologias trouxeram a concepção de marketing global. A internet hoje, quebrou com as barreiras nacionais e o mercado tonou-se apenas um: a grande aldeia global, o planeta Terra.

O processo de inovação, assim, está atrelado às tecnologias num processo irreversível, onde o desenvolver novas possibilidades tecnológicas pode representar liderar um mercado, se manter nele ou falir.

Para um negócio prosperar nesse contexto, deve-se haver na empresa pessoas criativas e dispostas para estar antenadas as modificações constantes do mercado global, e preparadas para criar soluções inovadoras para seu negócio.

Google: exemplo de inovação

A gigante Google é um exemplo de inovação e criatividade. Veja esse vídeo de como um simples site de buscas se tornou um  dos maiores impérios digitais do mundo, e o que eles fazem para se manterem no topo.

E você, já trabalhou a inovação em seu negócio? Elaborou seus objetivos? Tem dúvidas? Podemos ajudá-lo? Deixe sua opinião, sugestão ou dúvidas.

Acesse já www.agenciaimpact.com.br.


Everton Souza é especialista em marketing digital e desenvolvedor web. Está na área de marketing digital e de desenvolvimento web desde 2010. É fundador e administrador da Impact Agência Digital. Já gerenciou as áreas de marketing digital de empresas de diversos portes e áreas, além de dezenas de projetos pessoais e consultorias à terceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


8 + 1 =