O primeiro passo para fazer um bom marketing digital para seus eventos é montar seu planejamento ou contratar uma agência para ajudar em seu projeto. Nele, você vai definir toda a sua estratégia de presença online, seus objetivos, suas metas e seu plano de ação.
Selecionamos algumas opções interessantes sobre Marketing Digital para eventos empresariais no qual podem auxiliar a você fazer com que o seu negócio seja muito sucesso.
Monte ums estrutura de planejamento de Marketing Digital
Para você criar seu planejamento, você pode utilizar algumas ferramentas tradicionais que a maioria do bom empreendedor utiliza para otimizar os resultados, como planilhas, documentos do google ou trello. É possível utilizar templates prontos ou criar os seus do zero. O importante aqui é que você documente sua estratégia e a tenha em fácil acesso.
Os itens primordiais de um planejamento de marketing digital de sucesso são:
- Diagnóstico
- Objetivos
- Metas
- Personas
- Funil de marketing e Jornada de compra
- Orçamento
- Plano de ação
Para que você compreenda melhor cada um desses itens, fizemos abaixo uma breve explicação sobre cada um.
Diagnóstico
Para quem não está familiarizado com os termos, saiba que o diagnóstico é basicamente o retrato atual dos resultados já obtidos pelo seu evento ou marca de eventos. Nele você deve registrar informações como números de visitas ao seu site, número de vendas, mídias digitais em que você está presente, se há ou não uma estratégia sendo aplicada para gerar mais resultados.
O diagnóstico apresenta um panorama atual da situação do evento realizado. Caso seja a primeira edição dele ou você esteja criando uma marca do zero, ao invés de fazer o diagnóstico, você pode optar pelo benchmarking. Isso significa basicamente documentar as melhores práticas de eventos do mesmo segmento para ajudar, te dando assim um panorama do mercado.
Objetivos
Nessa sessão especial, você deve deixar claro qual o objetivo do seu evento. Existem diversos tipos de objetivos, como criar uma comunidade de profissionais, fomentar debate sobre um tema, utilizá-lo como ferramenta de Marketing para promover uma marca, gerar receita para uma organização ou liga acadêmica, entre outros. O importante é saber exatamente o que você deseja alcançar.
Metas
Baseado nos objetivos finais que você definiu, você deve elencar suas metas. Elas vão servir como norteadoras e, claro, serão essenciais para a construção do seu plano de ação. Por exemplo, se o seu objetivo foi gerar mais receita para organização ou liga acadêmica, sua metas podem ser do tipo divulgar o evento para X mil pessoas, vender X inscrições, reduzir custos em X%, entre outras.
Persona
É um personagem criado que representa o cliente ideal de uma empresa. Esse personagem é construído com base em dados e não em achismos. Uma persona tem nome, idade, profissão, gostos, desafios, sonhos e problemas. Ela é essencial para sua estratégia de marketing digital, porque ajuda a entender as necessidades do seu cliente e, assim, resolvê-las da melhor maneira.
Funil de marketing e Jornada de compra
O funil de marketing tem esse nome por sua semelhança ao objeto funil, já que o número de visitantes que entra é bem maior que o que sai, devido às conversões ao longo do processo. Ele representa o processo de vendas e auxilia a jornada de compra do seu cliente. Para ficar mais fácil de visualizar, vamos compartilhar o que utilizamos aqui na Doity.
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