Como expandir sua rede de contatos

Uma das coisas mais poderosas que qualquer pessoa ou empresa pode ter é uma boa rede de contatos. Além de clientes e fornecedores, conhecer de perto seus parceiros, entusiastas e especialistas da sua área pode te trazer muitos benefícios.

Nós acreditamos muito no poder do networking. Assim, é possível colher ótimos frutos: desde ótimas parcerias para permuta de serviços, até entusiastas, parceiros de negócios e clientes.

Eventos – a saga do cartão de visitas

Participar dos melhores eventos do seu setor lhe dá a possibilidade de entrar em contato tanto com as referências nesse setor, quanto com diversas outras empresas que podem se tornar parceiras ou clientes.

Pra isso, planeje-se e sempre leve seu cartão de visitas. Além disso, usar o símbolo da sua empresa pode ajudar a fortalecer a sua marca.

 

Recomendação – uso dos contatos em comum

Pedir para alguém te apresentar a uma pessoa que você quer conhecer nunca é demais (também não abuse). Além de conseguir a abertura pra falar com essa pessoa, você também consegue uma atenção especial caso esse contato em comum possua credibilidade com ela.

 

Vendendo – ou tentando, pelo menos

Se você não é do tipo “vendedor mala” que insiste na venda ou tenta enfiar o produto goela abaixo do cliente, você com certeza pode estabelecer um bom contato e talvez conseguir um futuro cliente ou alguém que possa te recomendar.

 

Interação por blogs e twitter

Estar por dentro dos principais blogs e usuários de twitter da sua área não só te deixa atualizado, como também te dá a oportunidade de interagir com essas pessoas – aproveite que as mídias sociais te dão a possibilidade de enxergar muito bem os nichos, não deixe de ser ativo no seu.

Blogueiros e “Twitteiros” gostam muito de interagir com leitores, deixar comentários relevantes sobre o tema do blog ajudará muito na aproximação. Lembre-se que pedir para aparecer no Blogroll sem falar mais nada não é comentário relevante.

 

Reputação

A forma mais legal de conhecer alguém é quando essa pessoa vai até você por causa da sua (boa) reputação. Isso, apesar de facilitar a vida, não substitui a necessidade de ser ativo na hora de conhecer novas pessoas.

Lembre-se também que de nada adianta começar um contato se você não consegue dar andamento a ele. Por isso, sempre falamos “continue a conversa”, caso contrário o esforço de conhecer esse novo contato terá sido em vão – contato bom é contato que te conhece o suficiente pra fazer algo em conjunto ou te indicar pra alguém.

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