Case de Sucesso – Hernan Kazah

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“ Quando você acabou de mudar você acabou”. Com essa frase de Benjamim Franklin, o criador do Mercado Livre e da Kaszek Ventures, Hernan Kazah, explica sua busca por novos desafios. Conheça esse case de sucesso:

No Day 1 Kazah falou sobre o fim do empreendedor. A meta é sempre “não ter fim”. construir empresas auto sustentáveis e que existam muito além de seus fundadores. Por isso depois de 12 anos no Mercado Livre ele achou que era hora de se reinventar. E assim começou a Kaszek Ventures junto com Nicolas Szekasy.Para ficar de novo perto dos empreendedores e ajudá-los nas  suas empresas.
Mas como foi que tudo começou? Era uma vez um jovem estudante de economia na Argentina que sempre teve o sonho de empreender.  Com essa ideia na cabeça o jovem Kazah foi para a Universidade de Stanford, cursar MBA. E chegou lá justamente no “Momento Netscape”, quando a internet deixou de ser uma rede para engenheiros de software e se tornou acessível para todos.
Bill Gates, Steve Jobs e Jerry Young eram os palestrantes de Stanford. E o jovem estudante observou que eles não só eram muito inteligentes e criativos, eram muito decididos. Inspirado em Scott McNeally, o jovem estudante começou a acreditar que também poderia empreender.
E Kazah relembra: “Fiquei muito entusiasmado, achava que era um mundo novo que a gente estava criando, que tinha a oportunidade  de começar do zero por causa da descontinuidade que estava acontecendo. Uma descontinuidade que acontece a cada cem anos. Porque as pessoas experientes estavam na mesma situação que os novos como eu e as empresas grandes estavam  numa pior posição que a startups. E achei uma oportunidade muito boa para empreender.”
Todos os dias ele falava com os colegas sobre planos de negócios imaginários e passou a liderar um projeto que hoje seria o mundo das redes sociais. Mas seu colega Marcos Galperin  queria fazer um negócio  no modelo da eBay na América Latina.  E ele decidiu jogar fora a sua ideia e começar a trabalhar na  outra.
Quando os amigos voltaram  para  a Argentina criaram o Mercado Livre numa garagem. “Falávamos com muitas pessoas e todos diziam que estávamos malucos que ninguém compraria produtos pela internet. Quanto mais falavam isso mais entusiasmados ficávamos. Os desafios e ameaças eram motivadores.”
Quando lançaram o Mercado Livre outras 80 companhias fizeram o mesmo negócio. Rapidamente eles aprenderam que as ideias não são o que faz a diferença. Como diz Kazah: “O que faz a diferença é o compromisso de longo prazo e a execução.”
Quando a eBay  resolveu vir para a America Latina  eles conquistaram a parceria. O objetivo era vender a empresa para a eBay, mas não deu certo e eles decidiram fazer um IPO na Nasdaq.
Uma das 50 páginas com mais visualizações do mundo,  o Mercado Livre  é o e-commerce mais acessado do planeta com 110 milhões de usuários cadastrados. No momento do IPO em 2007 a avaliação era de US$800 milhões, hoje é de US$ 5 bilhões.
E o que diz Kazah de sua trajetória?
“Nós começamos numa garagem com muitos sonhos, ideias e motivações. Hoje na Kaszek procuramos inovações de empreendedores que também estejam começando numa garagem. Que façam menos erros e que possamos criar valor juntos. Procuramos empreendedores em criar valor e não que estejam focados em capturá-los. Se você cria valor eventualmente você vai tirar uma parte disso. O problema é quando você procura capturar valor quando não está criando.”

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