A nova era chegou! Novo update do Google afetará ranqueamento nas buscas

Se você, assim como eu, se preocupa com o tráfego orgânico que seu site recebe através do Google, esse é um artigo que vai lhe interessar muito, pois fala do Google Mobile Update anunciado pelo Google no dia 26 de fevereiro desse ano (2015). Este novo update do Google afetará consideravelmente o posicionamento dos sites no mecanismo de busca. Confira essa matéria feita pela equipe do Marketing na Veia

Não é segredo pra ninguém que o Google sempre está em busca da melhorias na experiência do usuário. Ações como aplicar uma maior pontuação à sites que carregam mais rápido e priorizar conteúdo relevante ao usuário são exemplos dessa busca e claro que o mobile não poderia ficar de fora.
Pesquisar já mostram (e o seu analytics com certeza também) que mais da metade dos acessos à sites vêm dos celulares. As pessoas estão usando cada vez menos seus computadores e cada vez mais seus celulares e isso se deve pela facilidade de carregá-los para qualquer lugar, pelo aumento das telas dos dispositivos e aumento e melhoria das conexões com a chegada do 4G etc.

Google Mobile Update

Google Mobile Update

O novo update (não é um novo algoritmo) ocorrerá no próximo dia 21/04 e afetará pesquisas em todos os idiomas (incluindo o nosso) e segundo o Google afetará significativamente os resultados orgânicos.
Com esse update o algoritmo do Google passará a incorporar e pontuar a adaptação à dispositivos mobile aos seus mais de 500 atuais fatores levados em consideração para posicionar sites, mas não se engane, embora esse seja apenas 1 fator entre os mais de 500, pela atenção que o Google vem dando à esse assunto, esse passará a ser um dos fatores de maior pontuação e importância.

Como se adaptar ao Google Mobile Update

Se adaptar ao Google Mobile Update é relativamente fácil dependendo de como seu site foi construído. Vejamos as opções:

Adaptando o WordPress ao Google Mobile Update

Se você usa o WordPress como plataforma para seu site ou blog, o seu trabalho será extremamente fácil. Você tem 2 opções:
  1. Usar um tema responsivo, ou;
  2. Instalar um plugin que gere uma versão mobile do seu site de forma automática.
Se você deseja um bom tema responsivo eu indico o ConversionWP Premium  e que é além de totalmente customizável, é responsivo e adaptado à todos os dispositivos móveis.

Agora, se você não cogita a utilização de um tema responsivo, uma alternativa é utilizar um plugin como o WP Touch.

A vantagem do plugin é a rápida instalação e resolução do problema. A desvantagem é que é mais um plugin instalado, o que pode deixar seu site mais lento, e que embora ele gere automaticamente uma versão mobile, essa versão possui limitações.

Adaptando sites em outras plataformas

Se o seu site não é desenvolvido em WordPress você tem algumas opções:

  1. Se você usa alguma outra plataforma como Joomla, Magento etc, existem plugins que assim como no wordpress, criam versões mobile. Você pode ver aqui os plugins que o Google indica.
  2. Se você não usa nenhuma plataforma, precisará:
    1. Desenvolver uma versão responsiva do seu site, ou;
    2. Desenvolver um aplicativo para celulares.
As duas opções têm seus “prós” e seus “contras”. Vejamos:
Montar um site responsivo pode ser trabalhoso, mas considero essa a melhor opção por alguns motivos:
  1. Trabalho único para todos os dispositivos;
  2. Independe do usuário instalar ou não um aplicativo;
  3. Mais barato e rápido de desenvolver e pode na maioria dos casos ser desenvolvido pela sua equipe interna e que já trabalha no site.
Já os aplicativos para celulares têm uma grande vantagem que é a possibilidade de envio de notificações ao usuário, assim, mesmo que ele não acesse o seu site, você pode notificá-lo sobre lançamentos, promoções e qualquer outra coisa que você desejar.
Porém, os aplicativos têm 3 grandes desvantagens que precisam ser levadas em consideração:
  1. Você precisará desenvolver no mínimo duas versões (Android e IOS) e geralmente o desenvolvedor que desenvolve para uma versão, não desenvolve para outra. Além desses dois, eu não dispensaria o Windows Fone que vem crescendo consideravelmente;
  2. Provavelmente você não tem esses profissionais na sua equipe e precisará mandar fazer fora (quase sempre mais caro e mais demorado);
  3. Dependência do usuário instalar o app. Se ele não instalar, continuará navegando no site normal e não adaptado aos dispositivos mobile

Seu site já está adaptado ou apresenta algum problema?

O Google vai cobrar, mas felizmente ele também forneceu ferramentas e documentações para que possamos avaliar nossos sites e nos adaptar.
A primeira ferramenta que vai lhe interessar muito é a ferramenta de Teste de compatibilidade com dispositivos móveis: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/
Sua utilização é bem fácil. Basta inserir seu site no campo apresentado e clicar em analisar.

Teste de Compatibilidade para dispositivosmóveis

Em alguns segundos a ferramenta fará a varredura da página especificada (ela não analisa o site todo. É preciso fazer a análise das páginas individualmente) e emitirá um relatório informando se a página está aprovada ou não e caso não esteja aprovada serão listados os pontos que necessitam de sua atenção como na imagem abaixo.

Exemplo de Site Não Otimizado para Dispositivos Móveis

Agora se você é daqueles que adora ler tudo sobre SEO (eu \0/) e gosta de ter embasamento oficial pra provar para seu cliente teimoso ou para seu chefe chato que isso realmente é importante e como deve ser feito, essa documentação é essencial pra isso: https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/mobile-seo/?hl=pt-BR
Antes de finalizar esse artigo quero deixar mais duas indicações de leituras.
A primeira é uma documentação do próprio Google que ensina como configurar seu site para que quando o usuário clicar em um resultado na busca ele seja automaticamente redirecionado ao seu aplicativo (o usuário precisa ter instalado o aplicativo anteriormente) e o segundo é um FAQ publicado pelo Pedro Dias (Ex Google) com resposta às principais dúvidas sobre o Google Mobile Update.
Ainda com medo do Google Mobile Update? Dúvidas? Algo à complementar no assunto? Deixe seu comentário abaixo e vamos debater.

Everton Souza é especialista em marketing digital e desenvolvedor web. Está na área de marketing digital e de desenvolvimento web desde 2010. É fundador e administrador da Impact Agência Digital. Já gerenciou as áreas de marketing digital de empresas de diversos portes e áreas, além de dezenas de projetos pessoais e consultorias à terceiros.
Conheça mais de seus trabalhos no site:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a impact

Somos uma agência de marketing digital localizada em Contenda/PR há 30km de Curitiba. Criada em 2013, tem em sua bagagem vários projetos de sucesso. Fundada para desenvolver projetos que gerem resultados e impactem as vendas de seus clientes, a Impact Agência Digital conta com uma equipe de profissionais qualificados, que não medem esforços para alcançar o resultado almejado. 

© 2018. IMPACT Agência Digital. Todos os direitos reservados.