7 Ferramentas que Auxiliam na Gestão de E-commerce

ecommerce

7 ferramentas que auxiliam na gestão de e-commerce

Cuidar de um E-commerce exige prestar atenção em diversas atividades do negócio. Do planejamento de marketing ao setor de vendas, existem diversos pontos que demandam atenção e devem fluir corretamente para trazer bons resultados ao negócio.

Claro, com uma equipe profissional, o trabalho fica mais fácil. Mas, mesmo com esse auxílio, algumas crises podem surgir e entraves do sistema podem complicar o trabalho. É aí que as ferramentas de gestão de e-commerce chegam para ajudar.

Se você já está situado no ambiente digital, não há motivos para não usar as ferramentas de gestão de E-commerce para auxiliar ainda mais no serviço da sua empresa. Neste artigo, iremos apresentar algumas delas.

A importância das ferramentas

Na correria do dia a dia, a economia de tempo e a maior produtividade são os melhores amigos de cada funcionário. Além de agilizar os processos, as ferramentas listadas aqui podem ensinar rapidamente os novos funcionários a se adequarem ao ambiente.

As ferramentas operam na comunicação entre os trabalhadores, na gestão do marketing, na logística, na automação dos processos, no controle dos projetos e até nas vendas propriamente ditas.

Separamos as principais ferramentas do meio. Confira elas abaixo e leia mais nos próximos tópicos:

  • Google Analytics;
  • RD Station;
  • Contabilizei;
  • Asana;
  • Slack;
  • Pipefy;
  • Vnda.

 

  1. Google Analytics

A ferramenta gratuita do Google foca na análise do seu site para entregar dados que vão fazer você entender melhor quem é o público que acessa o seu site e aprofundar o perfil da sua persona.

O Google Analytics é essencial para qualquer e-commerce ou website com o desejo de crescer no ramo. 

Com os resultados entregues por ele, você vai saber de fato quais páginas do seu site merecem mais atenção e quais estão indo de acordo com o esperado.

Com essa ferramenta, você consegue saber o número de visitantes do seu site, as cidades de origem dessas pessoas, a taxa de conversão do marketing, as redes sociais com mais acesso, tempo de uso nas páginas e muito mais.

  1. RD Station

O RD Station é uma das ferramentas de automação voltada para o marketing digital e vendas mais importantes do mercado.

Com ele, você consegue gerenciar as publicações nos blogs e redes sociais da marca, controlar o envio de e-mail marketing, criar rapidamente novas landing pages, visualizar o seu funil de vendas e planejar o SEO do site.

É uma plataforma bastante abrangente, nacional, com planos gratuitos e pagos. A RD Station também oferece cursos, para que você possa se especializar cada vez mais na área.

  1. Contabilizei

Já pensou em uma ferramenta para desburocratizar o seu empreendimento? É justamente esse o principal ponto do Contabilizei, voltada para micro e pequenos negócios. 

Diversos profissionais autônomos podem desfrutar dela e realizar funções como: abrir uma empresa, passar de MEI para ME, emitir notas fiscais e diversas outras possibilidades desse nicho.

  1. Asana

No cotidiano do trabalho, é normal ficar perdido em relação a quais tarefas os grupos devem fazer. Com o Asana, esse diálogo fica bem mais prático. O foco dessa ferramenta é administrar as tarefas, atividades e projetos de uma empresa ou grupo de trabalho.

No Asana, todos os funcionários podem colaborar. Ela possui ligação com o Google Drive, Onedrive e Dropbox, sendo possível compartilhar os arquivos desses locais com a plataforma.

  1. Slack

Da mesma forma que o Asana ajuda na tarefa dos projetos, o Slack vem para auxiliar na comunicação entre os funcionários da empresa. O diferencial dele se encontra na divisão de setores a partir da criação de canais de comunicação específicos.

Também é possível mandar mensagens para pessoas de setores diferentes do seu, compartilhar arquivos ou conversar com todo mundo da empresa. 

O gerenciamento de status também é um destaque, indicando para o colega o nível da sua disponibilidade.

  1. Pipefy

Também com foco nas micro, pequenas e médias empresas, o Pipefy vem para auxiliar no gerenciamento dos processos de uma marca.

Com ele, é possível acompanhar todo o processo de compra do cliente, sendo atualizado de forma constante, o que contribui para contatos mais efetivos e o melhor direcionamento no andamento da jornada. 

Ele também consegue criar ações para o marketing digital, facilitando o disparo de e-mails e a análise das métricas do seu E-commerce.

  1. Vnda

Por fim, há também uma ferramenta voltada para o E-commerce em específico. 

A Vnda é capaz de criar uma experiência totalmente integrada entre o mobile, desktop ou outros meios de compra, a partir de uma estratégia omnichannel bem estruturada.

Outros recursos incluem o “cashback”, o acompanhamento atualizado das vendas, opções de recuperar o carrinho de compras, possibilidade de venda por profissionais independentes, o uso do “indique e ganhe” e  diversas outras alternativas.

Instale uma ferramenta no seu e-commerce

Com a lista que preparamos acima, que podem ser conciliadas ao CRM (para um melhor relacionamento com o público), o gerenciamento do seu E-commerce ficará muito mais fácil. Escolha aquela (ou aquelas) que mais faz sentido para o seu comércio e comece a operar com mais qualidade o empreendimento.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
a impact

Somos uma agência de marketing digital localizada em Contenda/PR há 30km de Curitiba. Criada em 2013, tem em sua bagagem vários projetos de sucesso. Fundada para desenvolver projetos que gerem resultados e impactem as vendas de seus clientes, a Impact Agência Digital conta com uma equipe de profissionais qualificados, que não medem esforços para alcançar o resultado almejado. 

© 2018. IMPACT Agência Digital. Todos os direitos reservados.